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energia cinética
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 23: requisitos de aeronavegabilidade: aviões categoria normal, utilidade, acrobática e transporte regional. Brasília, 2017. Disponível em: . Acesso em: 27 junho 2022.
Nota adicional1
(1) Os requisitos de absorção de energia cinética do freio devem ser baseados em uma análise racional conservativa de uma sequência de eventos esperados durante o pouso no peso de pouso de projeto. (2) Ao invés de uma análise racional, os requisitos de absorção de energia cinética para cada conjunto de freio principal podem ser derivados da seguinte fórmula: KE=0.0443 WV2 /N Tal que: KE=Energia cinética por roda(s) com freios (ft.-lb.); W= Massa de pouso de projeto (lb.); V=Velocidade do avião em nós. V não pode ser menor do que VS √, velocidade de estol sem tração de potência do avião o nível do mar, no peso de pouso de projeto e na configuração para pouso; e N=Número de rodas com freios principais.
Inglês
KE